Submissão de Trabalhos

msa.gif (3183 bytes)


Up ] Call for Papers ] [ Submissão de Trabalhos ] Sessions ] General Information ]


Submissão de Trabalhos

 

Atravessando Fronteiras:

A Europa Chega ao Novo Mundo

Congresso Internacional em Comemoração do Quinto Centenário da Viagem de Cabral ao Brasil

 

Universidade Federal da Bahia

Salvador, Bahia, Brazil

May 24-27, 2000

 

O Terceiro Congresso Internacional da Mediterranean Studies Association "Atravessando Fronteiras: A Europa Chega ao Novo Mundo: Congresso Internacional em Comemoração do Quinto Centenário da Viagem de Cabral ao Brasil," será realizado na Universidade Federal da Bahia, em Salvador, Brasil, no período de 24 a 27 de maio do ano 2000. O congresso internacional conta com o apoio da Mediterranean Studies Association, Universidade Federal da Bahia, University of Massachusetts Dartmouth, e Arizona State University. Trabalhos selecionados serão considerados para publicação na revista Mediterranean Studies.

A Mediterranean Studies Association é uma organização de âmbito amplo e interdisciplinar, dedicada ao estudo e pesquisa das culturas do Mediterrâneo, em todos seus aspectos e áreas. De modo especial, a Associação enfoca as idéias e ideais das culturas do Mediterrâneo Ocidental, suas influências além fronteiras geográficas e do tempo, desde a antigüidade greco-latina ao período do iluminismo. Com ênfase nas culturas e povos mediterrâneos, particularmente, aqueles fora da área geográfica da bacia do Mar Mediterrâneo, a Mediterranean Studies Association sente-se especialmente honrada por ter sido convidada a promover esse Congresso no Brasil no ano 2000 para marcar o Quinto Centenário da viagem de Cabral ao Brasil e para celebrar os laços que unem os povos do Brasil e de Portugal.

A abertura do Congresso será na noite de quarta-feira, 24 de maio, prosseguindo com plenárias e painéis no período de 25 a 27 de maio. Cada sessão terá pelo menos três conferencistas, um moderador, e o presidente da mesa. Cada conferencista terá 20 minutos para sua apresentação.

Solicitam-se dois tipos de propostas: (1) para apresentações ("Papers") no Congresso, ou (2) para sessões/painéis (tema, palestrantes e tópicos de suas palestras, moderador, e presidente da mesa). Os trabalhos ou propostas podem ser em inglês ou em português e devem abordar o tema da conferência, mas quaisquer outros trabalhos sobre assuntos mediterrâneos, de qualquer período ou disciplina, serão considerados. Aceitam-se também propostas para mesas redondas sobre o tema do congresso bem como sobre outros assuntos de interesse em áreas afins.

Para obter alguns exemplos de tópicos para as apresentações e sessões, e tipos de assuntos que podem ser abordados, veja os programas dos Congressos em Lisboa (1998) e Coimbra (1999).

As propostas devem incluir o título do trabalho um resumo de 200 palavras e o curriculum vitae resumido (máximo de uma página) de cada participante, organizador de painel, e moderador. Devem também ser enviados o nome, ocupação, e-mail, endereço, e número de telefone para contato, etc. Inicialmente, a Mediterranean Studies Association solicita propostas preliminares que devem ser encaminhadas, até o dia 15 de outubro de 1999, para: Mediterranean Studies Association, P.O. Box 79564, North Dartmouth, MA 02747, USA. Para mais informações ou esclarecimentos sobre o congresso ou a Associação, contacte MSA@umassd.edu.


  Up ] Call for Papers ] [ Submissão de Trabalhos ] Sessions ] General Information ]